Empresa
Cortiça
Qualidade
Localização
Corkfoc - cortišas, S.A.  




A cortiça é um produto natural, vegetal, que tem a sua origem na casca do sobreiro (Quercus Suber L.. O sobreiro é uma árvore que se encontra difundida por toda a Bacia Mediterrânica, com maior predominância no nosso país.

As condições climáticas de Portugal, associadas aos excelentes solos, são o habitat ideal para o sobreiro. A cortiça é constituída por 45% de suberina, 27% de lenhina, 12% de polissacáridos, 6% de ceróides de 6% de taninos. A suberina é a substância da qual são formadas as paredes das células da cortiça, que impedem a passagem da água.

A estrutura celular da cortiça é constituída por cinco camadas. As duas primeiras camadas são constituídas quase exclusivamente por gases semelhantes ao ar. A terceira camada cobre e protege estas duas camadas interiores. Finalmente as duas últimas camadas conferem a textura e rigidez características deste produto.

A cortiça apresenta-se, assim, como um produto natural, reciclável, biodegradável, elástico, compressível, leve, impermeável a gases e líquidos, resistente ao atrito e com excelentes propriedades de isolamento térmico, acústico e vibrático.

    Corkfoc - Cortišas, S.A. - Indústria Transformadora de Cortiça © by fullscreen